Por Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização na TIM
Imagine que é possível viver em uma sociedade onde as mulheres possam ser elas mesmas. Sem preconceitos e julgamentos e sem serem vítimas de assédio e violência de gênero. Imaginou?
Aqui na TIM, a gente não só imagina, como acredita que a equidade de gênero é possível, e não pode esperar. Por isso, temos tanto orgulho dos aprendizados, evoluções e projetos neste pilar, que registramos a nossa intenção no Manifesto de Gênero, para que possamos inspirar e construir de forma coletiva com a sociedade ambientes mais seguros e com mais oportunidades para as mulheres.
Ao longo dessa caminhada em busca de uma empresa mais diversa e inclusiva, que começou em 2019, seguimos comprometidos em implementar ações concretas para as nossas pessoas e na consolidação de um ambiente onde o “Respeito é básico e Inclusão é essencial”.
Na pauta de gênero, nos aliamos ao movimento Mulheres Positivas, com quem lideramos a construção de um ecossistema com mais de 200 empresas, que já disponibilizaram 300 cursos gratuitos e mais de 230 mil vagas no APP Mulheres Positivas, para promover empoderamento, capacitação e empregabilidade. Além disso, a partir dessa parceria, tivemos 400 mulheres mentoras e mentoradas na Mentoria Intercompany, que hoje formam uma comunidade de troca de experiências e boas práticas.
Além disso, criamos o Programa Respeito Gera Respeito, focado no combate ao assédio moral, sexual, bullying e violência contra a mulher, por meio de ações constantes de intervenção, prevenção e suporte.
Também somos signatárias da Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, da ONU Mulheres, e outros movimentos como Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero, Movimento Brasil sem Misoginia e Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal.
A nossa mais recente iniciativa foca em um problema ainda muito desafiador no Brasil: a violência de gênero. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1 mulher foi vítima de feminicídio a cada 6 horas no último ano. Temos a quinta maior taxa do mundo, com 4,8 mortes para cada 100 mil mulheres, conforme levantamento da OMS.
Embora a equidade de gênero seja um fator crucial para o sucesso e a inovação nos negócios, as altas taxas de violência contra a mulher são um grande entrave para essa evolução. Para romper essa barreira, é importante que as empresas contribuam para construção de uma sociedade mais segura e com mais oportunidades para todas as mulheres.
Para nossa contribuição nesse tema, resolvemos lançar o programa Caminho Delas, transformando todas as nossas 158 lojas próprias do país à disposição de mulheres que estejam passando por situação de risco ou violência.
Essas lojas estão indicadas como “locais seguros” no Caminho Delas, funcionalidade do app Mulheres Positivas, que mostra rotas pensadas para as mulheres circularem com mais segurança nas ruas, a partir de dados inseridos pelas próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial.
Além dessa solução tecnológica, ao acessar a loja física, a mulher encontra uma equipe treinada para atendê-la e conectá-la à rede de apoio. Ao todo, foram mais de 2.000 pessoas colaboradoras capacitadas em um protocolo exclusivo para atendimento à mulher, construído por um grupo multidisciplinar da empresa envolvendo as áreas de RH, Jurídico, Segurança, Marketing, Lojas e a consultoria Livre de Assédio, que também conduziu os treinamentos.
Criamos uma cartilha com orientações sobre a violência de gênero e com os contatos da rede de apoio à mulher detalhados por cidade. A cartilha e a trilha exclusiva de cursos de Empoderamento Financeiro estão disponíveis no app Mulheres Positivas, que pode ser acessado de forma gratuita e sem consumo do pacote de dados para os clientes da TIM.
A divulgação do programa foi sustentada por uma grande campanha institucional, que trouxe a cantora Iza como embaixadora e foi veiculada em diversos meios de comunicação, como mídias digitais, tv, jornais e revistas.
Confira aqui.
A próxima fase é levar essa iniciativa para lojas de nossos revendedores e, no mês de julho, iniciaremos um piloto em 43 lojas de dois grandes parceiros comerciais, impactando também a nossa cadeia de fornecedores.
Contar com o patrocínio da alta liderança, o engajamento do time e o apoio de parceiros comprometidos com a pauta foi um importante fator de sucesso para integrar essa iniciativa na rotina da nossa equipe de vendas. Para nós, essa entrega é uma materialização do propósito da TIM, que é “Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade”.