Você já se perguntou se a sua organização é expert ou iniciante no enfrentamento ao assédio? Uma nova ferramenta gratuita, criada pela SafeSpace e Think Eva e apoiada pelo Instituto Avon e pela Coalizão Empresarial, pode ajudá-lo a descobrir: é a Matriz Trabalho sem Assédio, desenvolvida para dar visibilidade ao nível de maturidade das empresas nessa jornada e ajudá-las a identificar pontos de atenção a serem corrigidos e explorados.
O site da ferramenta traz um questionário online, respondido de forma sigilosa, que permite realizar um autodiagnóstico. São 15 perguntas relacionadas ao enfrentamento ao assédio no ambiente corporativo que permitem mapear a maturidade da organização no tema, classificando-a entre os níveis iniciante, reativo, estratégico ou inovador. Essa avaliação é enviada para o e-mail cadastrado no formulário inicial.
“Nosso objetivo com essa ferramenta é que as empresas ampliem a sua atuação para além das palestras e sensibilizações. E sim, muito importante palestras, mas cada empresa é um microcosmos e o combate ao assédio precisa ser estratégico dentro desse universo. Sem mencionar que a legislação atual requer muito mais que sensibilizações”, afirmou Nana Lima, sócia e cofundadora da Think Eva, no LinkedIn.
Para Rafaela Frankenthal, CEO da SafeSpace, “problemas de assédio têm consequências negativas graves, porque as empresas não têm o mínimo de estrutura e capacidade de fazer a gestão internamente com segurança e eficácia. Casos de assédio vão acontecer em todos os ambientes de trabalho eventualmente, mas o que vai definir o impacto do problema é o nível de preparo da organização”, ressalta.
Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon, destaca: “a criação desta ferramenta representa um passo significativo na construção de locais de trabalho mais seguros, justos e acolhedores, onde todos os colaboradores terão espaço para crescer e prosperar sem a preocupação, medo ou impacto de situações de assédio. É um investimento que irá garantir o bem-estar e a integridade de todos dentro das empresas“.
A ferramenta está disponível em
https://page.safe.space/matriz-trabalho-sem-assedio e pode ser acessada e respondida por qualquer pessoa da organização. Utilize em suas estratégias de enfrentamento ao assédio, realizando o autodiagnóstico e encorajando os colaboradores a também responderem e, se desejarem, compartilharem os resultados com suas lideranças, times de RH e Compliance.