O aumento de mais de 25% nos registros de lesão corporal contra mulheres durante as partidas dos principais times de futebol brasileiros, identificado na pesquisa
"Violência Contra Mulheres e o Futebol", não é um fenômeno restrito ao nosso pas.
O estudo realizado pelo Instituto Avon e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que analisou partidas do Campeonato Brasileiro em cinco capitais entre 2015 e 2018, ratifica a estreita relação entre o esporte e a violência contra a mulher ao apresentar dados de países como a Inglaterra, com aumento de 26% das situações de violência doméstica quando o time de futebol do país vence ou empata, e 38% quando sofre uma derrota, segundo análise realizada entre 2012 e 2013.
O mesmo acontece nos Estados Unidos: um estudo de 2011 identificou aumento de 10% em ocorrências de violência doméstica em dias de jogos de futebol americano; outro levantamento, de 1993, mostrou que o domingo da partida do Super Bowl representava um dos piores dias do ano no que se refere à violência contra mulheres, com aumento de mais de 40% nos casos em comparação aos domingos normais.
Esses dados alarmantes podem ser um indicador de tendência de crescimento nos casos de violência contra as mulheres durante a Copa do Mundo de Futebol, que se encerra no próximo dia 18 de dezembro.
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A violência contra meninas e mulheres é uma realidade mundial, que em dias de partidas de futebol no Brasil e no exterior é acentuada por comportamentos, emoções e valores masculinos que se traduzem em violência. Durante a Copa do Mundo, quando todas as atenções estiverem voltadas para os astros da bola, precisamos nos lembrar que brasileiras estarão expostas a situações de perigo dentro de suas próprias casas, enquanto jornalistas, torcedoras, arbitras e assistentes poderão ser alvos de agressões físicas e morais dentro dos estádios", afirma Beatriz Accioly, coordenadora de Pesquisa e Impacto do Instituto Avon.
Rede de apoio às colaboradorasAs ações criadas para os 21 Dias de Ativismo Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres - como a
campanha Voz de Todas, do Instituto Avon e Coalizão Empresarial - são ferramentas de grande apoio para que as empresas intensifiquem suas próprias iniciativas de conscientização e divulgação dos canais de orientação e acolhimento às vítimas de violência, especialmente durante o período da Copa do Mundo.